quarta-feira, 7 de abril de 2010

Expectativa de vida



Numa dada população, expectativa de vida à nascença ou expectativa de vida é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver, se submetido, desde o nascimento, às taxas de mortalidade observadas no momento (ano de observação). É calculada tendo em conta, além dos nascimentos e obituários, o acesso a saúde, educação, cultura e lazer, bem como a violência, criminalidade, poluição e situação econômica do lugar em questão. Também é o número de anos que em média, uma pessoa terá probabilidade de viver.
Na área de longevidade, o Brasil vem conquistando grandes avanços nos últimos anos. A expectativa do Brasil é, atualmente, de 72,4 anos (93ª colocação mundial logo abaixo de Sri Lanka e acima da Argélia). Em 2005 foi estimada em 71,7 anos ao nascer (79ª colocação mundial, logo abaixo da Jordânia e acima da Armênia) segundo o relatório. Em 2004, o índice era estimado em 70,8 anos ao nascer, e, em 2000, 67,7 anos. Esse aumento da longevidade é um indicativo de melhoras no acesso a alimentação, saúde e saneamento.
O país com a menor expectativa de vida do mundo é a Suazilândia, na África. Lá, uma pessoa vive, em média, 33 anos. Em outros países africanos como Botsuana, Lesoto, Zimbábue, Zâmbia e República Centro Africana, as pessoas vivem até os 40 anos. No Japão, o país com maior expectativa de vida, as pessoas vivem 82 anos. Na Islândia, 81 anos. Na Suíça, Austrália, Suécia, Itália, Canadá e Israel, 80 anos. A expectativa de vida no Brasil é de 72,4 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário